UnderGround Forums

Português UnderGround >> Royler Gracie:entrevista na Tatame

5/28/04 6:57 PM
Ignore | Quote | Vote Down | Vote Up
BRO HYMN
1 The total sum of your votes up and votes down Send Private Message Add Comment To Profile

Edited: 28-May-04

Royler Gracie Por André Araújo Royler avalia a derrota Três anos longe dos ringues, um adversário mais pesado e pouco tempo de preparo. Essa combinação de fatores, segundo Royler Gracie, fizeram a diferença na sua luta contra Genki Sudo no K-1 Romanex, realizado no dia 22 de maio no Japão. 'No entanto, eu tinha consciência de tudo isso e, ainda assim, aceitei o desafio', declara o bravo Gracie, que mesmo buscando o combate acabou surpreendido por uma joelhada na têmpora aos 3:14 do primeiro round que o levou à lona inconsciente. Confira a seguir a entrevista exclusiva que Royler concedeu à equipe TATAME. Faça uma breve análise da sua luta no K-1 MMA contra o Sudo. Eu marquei o Sudo o tempo inteiro. Clinchei e não queria ficar longe dele. Puxei pra guarda algumas vezes, mas ele escapulia... até que veio aquela joelhada, que nem foi tão forte, mas pegou em cheio na minha têmpora e me deu um blackout enquanto caia apagado. Não considero que tive um atraso no chão. Foi uma luta na qual tudo poderia acontecer. Minha avaliação é que devido à minha inatividade, combinada com o peso dele e alguns outros fatores, criou-se uma dificuldade muito forte. O Sudo realmente parecia estar com mais de 70kg no dia da luta... No dia da pesagem ele estava com 70kg e eu 67kg. Chegava a estar pálido. Na hora do combate, ele era outro e devia estar pesando uns 75kg... No entanto, isso não é desculpa porque eu já sabia disso e encarei. O nocaute que sofri não vi como um lance monstruoso... foi uma joelhada nem tão forte, mas pegou no ponto certo...Tudo no Vale-Tudo é muito imprevisível. O que você faria de diferente em uma revanche com o Sudo? Tenho muita vontade de lutar com ele, mas vou precisar estar mais preparado. Tenho que treinar mais e saber da luta com mais antecedência. Antes de enfrentá-lo, eu queria fazer uma luta antes, galgar um espaço no Vale-Tudo para mim. Ele veio se preparando e lutando e isso é importante. Mas não me senti inseguro. Qualquer vacilo era mortal. Eu estava me sentindo bem. Vi depois a luta e foi um bom combate. Parece que depois da luta ele desafiou o Royce... O Sudo me surpreendeu. Ele é um cara humilde e vi que é um cara puro, bem profissional. Ele é casca grossa no ringue e um gentleman fora dele. No final da luta, ele inclusive veio falar comigo e perguntar se eu estava me sentindo bem. Soube que ele falou que gostaria de enfrentar o Royce, mas tudo depende muito das negociações..., mas eu vou correr atrás desse barulho. Muitos ficaram surpresos de ver dois Gracies nocauteados no mesmo fim de semana, você no K-1 e o Ralph no Pride... Isso prova que somente o Jiu-Jitsu já não é suficiente no Vale-Tudo? Eu não vejo desta maneira. O Boxe e o Muay Thai com certeza auxiliam no Vale-Tudo mas o Jiu-Jitsu ainda é a luta mais eficiente. O que não pode acontecer é você entrar destreinado e enfrentar adversários muito mais pesados que você. Hoje todos os lutadores estão mais preparados. O brasileiro antigamente, achando que só porque possuía a técnica, não precisava se preocupar com a parte física. Mais importante que isso é parar de dar essas chances para os adversários. Como você vê essa evolução dos japoneses? Vejo como uma coisa natural e normal. É como um carro. Ele vai sendo melhorado... o carro que era a gasolina, passou a ser a álcool, virou gás e a diesel... Sobre a evolução dos japas, eles já estudam a luta faz muito tempo. Luta é a vida deles e eles adoram isso. Eles não estão preocupados se você vai perder ou ganhar. Eles querem ver o espetáculo. Inclusive quando fui ao Pride ver o evento, eles me levantaram como se eu tivesse ganho a minha luta. Uma coisa incrível.
5/28/04 6:57 PM
BRO HYMN
1 The total sum of your votes up and votes down Send Private Message Add Comment To Profile

O Sudo é faixa marrom de Judô, pratica Muay Thai e Wrestling. Você acha que isso foi determinante na vitória dele? Não, não acho. Ele não tentou me estrangular, não tentou passar a minha guarda. Ele foi oportunista e soube aproveitar da melhor forma possível essa chance. Nem sabia que ele era faixa marrom do Marcos Vinícius, mas senti ele a vontade no chão, mas meio receoso. Se ele quisesse lutar no chão ou se garantisse comigo, isso poderia ser até melhor para mim. Na verdade ele não fugiu, mas estava precavido. Inclusive depois da luta ele ficou repetindo o quão era importante lutar comigo. Ele me falou que escreveu na parede da academia dele que seu sonho era lutar com o Royler Gracie um dia. Algumas pessoas comentaram que houve um atraso do juiz ao interromper o combate, pois você já estava nocauteado e permaneceu sendo golpeado. Sou suspeito para falar isso. Acho que não dava para perceber que eu estava apagado. Talvez pela visão do juiz e pela própria joelhada que não foi nem tão forte. Depois disso entraram uns quatro ou cinco golpes comigo no chão. Acho que o juiz poderia ter interrompido um pouco antes, mas como foi uma situação meio estranha, ele não sabia que eu tinha caído nocatueado. Você chegou a falar com seu pai Hélio Gracie após a luta? O que ele te disse? Ele falou que o nocaute é uma coisa que acontece e esperava que eu não estava chateado. Ele me disse que só poderia perder um pênalti quem tivesse batido.
5/28/04 7:20 PM
LEMOS
Send Private Message Add Comment To Profile

royler é o cara... sabe q se meteu numa fria... e sabe q pode vencer o japa... não desmereceu, pelo contrario enalteceu o maluco... e na boa... acho q o royler ainda volta pra descer o cacete no folgado!!
5/28/04 8:51 PM
BRAZIL J-J
Send Private Message Add Comment To Profile

Aceitou o desafio... ganhou,ganhou,... perdeu,perdeu. O Royler nunca se negou a lutar, e sempre aceitou bem as derrotas o cara e PRO! Infelizmente foi injusticado na luta contra o Sakuraba que de acordo com as regras, deveria ser empate, pois ele lutou ate o fim contra um cara bem mais pesado e nao foi KO ou finalizado.O medico parou a luta 30 seg do fim so para dar a vitoria pro Sakuraba. 90% dos lutadores top de MMA perdem peso para a pesagem e recuperam para a luta, inclusive no JJ, submission, Judo,... Claro que o Genki tava cabreiro e precavido no chao, quem nao vai ficar precavido lutando contra o ROYLER GRACIE, no chao??? O Royler pede decidir uma luta a qualquer momento. Um abraco Marcus Vinicius

Reply Post

You must log in to post a reply. Click here to login.